Sobre

Objetivos

A Biblioteca Nacional Digital (BND) tem como objetivo oferecer o acesso em linha, universal e gratuito, a conteúdos digitalizados de manuscritos e impressos – sejam livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia ou música – das coleções da BNP, da Biblioteca Pública de Évora e, também, pontualmente, da Biblioteca da Ajuda.

Nesse sentido, é prioridade principal da BND promover as coleções patrimoniais, democratizar o seu acesso, servir uma cada vez mais vasta comunidade de utilizadores e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação dos originais, especialmente os mais antigos, mais raros ou mais frágeis, entre outras prioridades que contemplam também as de oportunidade de digitalização de conteúdos para projetos culturais ou científicos, ao nível nacional, comunitário ou internacional.

Conteúdos

Assim, os conteúdos disponibilizados na BND são, maioritariamente, obras do domínio público, isto é, sobre as quais já não recaem direitos de autor e que, por isso, podem ser livremente utilizadas para quaisquer fins, sem necessidade de autorizações. Adicionalmente, a BND pode incluir conteúdos ainda protegidos por direito de autor, estando estes casos devidamente assinalados como tal e disponíveis apenas na rede interna da BNP.

Acesso e funcionalidades

O acesso aos conteúdos pode fazer-se quer através do sistema de pesquisa da BND, quer no Catálogo Online da BNP ou por navegação nas diferentes coleções, por tipo de documento ou por temas,  e nos índices de título, autor ou data de publicação. Na consulta dos objetos digitais, a BND oferece uma série de funcionalidades como selecionar entre vários formatos,  fazer download, navegar no sumário ou fazer pesquisa por palavra em documentos com reconhecimento ótico de caracteres, etc.

Agregação de conteúdos para difusão internacional

A BND promove e participa na difusão internacional de conteúdos digitais de bibliotecas portuguesas, através do RNOD – Registo Nacional de Objetos Digitais, que agrega metadados de mais de 40 instituições e os difunde para portais internacionais como a Europeana, a Biblioteca Digital do Património Ibero-americano, a Biblioteca Digital Luso-Brasileira, ou a  Biblioteca Digital Mundial.

Identificadores persistentes

Os recursos da BND são referenciáveis através de identificadores persistentes, isto é, que garantem a univocidade e permanência dos respetivos endereços na web, tanto ao nível dos objetos (ex. um livro), para cada um dos formatos disponíveis (ex. jpg, pdf, IIIF ou HTML), como ao nível de cada uma das suas partes componentes  (ex., uma página).

Dados abertos

Todos os metadados da BND, tal como do RNOD, são disponibilizados como conjuntos de dados abertos, em vários formatos (RDFXML, JSON e TURTLE), disponíveis através do portal OPENDATA.bnportugal.pt, o que permite a sua reutilização livre.

Licenças

Todos os conteúdos da BND têm atribuído um estatuto de direitos. No caso de obras já caídas em domínio público, os conteúdos são disponibilizados com a marca Public Domain e podem ser usados livremente. Os metadados da BND são disponibilizados com uma licença CC0 (Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication), pelo que podem ser utilizados, e reutilizados, sem quaisquer restrições.