Anterior
Seguinte

Projeto Europeana Rise of Literacy: o impacto da cultura escrita nas sociedades e povos europeus

24 julho 2019 | by mbaptista | categories : Projetos

Entre Setembro 2017 e Fevereiro de 2019, a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) participou no projeto Europeana Rise of Literacy para a digitalização do património textual europeu, de forma a demonstrar o poder da palavra escrita e o impacto da literacia na história da Europa.

O projeto foi coordenado pela Biblioteca Nacional da Eslovénia (NUK), envolvendo a BNP e outros 11 parceiros que participaram activamente na produção e divulgação de conteúdos: Biblioteca Nacional de França (BNF) , Consiglio Nazionale delle RIcerce – Opera del Vocabulario Italiano (CNR-OVI), Biblioteca Nacional da Grécia, Fundação Europeana, Istituto Centrale per il Catalogo Único delle biblioteche italiane (ICCU), Biblioteca Nacional dos Países Baixos (KB), Biblioteca Nacional da Letónia, Biblioteca Nacional de Gales, Biblioteca Nacional da Sérvia, Biblioteca Nacional da Escócia e Staatsbibliothek zu Berlin (SBB).

Beneficiando de apoio financeiro da Comissão Europeia, o projeto teve como principal resultado a criação de coleções digitais a partir de documentos textuais, nomeadamente obras manuscritas, livros impressos e jornais, dos séculos IV ao XIX. Estas coleções estão, desde junho 2019, livremente disponíveis na Europeana.

O financiamento comunitário obtido no âmbito deste projeto permitiu que a BNP digitalizasse toda a sua coleção de livros iluminados (143 títulos, 41.610 imagens) e metade da coleção de incunábulos (891 títulos, 361.148 imagens) que estão já disponíveis quer na Biblioteca Nacional Digital, quer na Europeana.

A coleção de iluminados da BNP é constituída por códices com iluminuras dos séculos XII a XIX, abrangendo temáticas tão diversas como obras litúrgicas, livros de horas, Direito, forais manuelinos e obras de História.

Pratica da arte de navegarPratica da arte de navegar
composta por o cosmografo
Mor Luis Serrão Pimentel
Ano de 1673 (BNP IL. 156)

Os incunábulos são livros impressos com caracteres móveis metálicos até 1500, sendo muito raros por corresponderem aos primeiros livros impressos, do “berço” da tipografia.

Modus legendi abbreviaturas in utroque jureModus legendi abbreviaturas in 
utroque jure…. [Basel : Berthold
Ruppel, 1480-90] (BNP INC. 1216)

Ao longo do ano de 2019, tem-se prosseguido, com recursos internos, a digitalização da segunda metade da coleção de incunábulos, estimando-se que nos próximos meses fiquem integralmente disponíveis na BND os cerca de 1.600 títulos que a constituem. Os documentos digitalizados neste projeto foram utilizados pela Europeana na criação de diversos instrumentos de contextualização e valorização dessas obras, como galerias de imagens (por exemplo, “Calligraphy across cultures”), exposições virtuais e publicações no Blog Europeana, como as notícias de vários jornais europeus sobre o naufrágio do Titanic, entre outras.

Illuminated Prayer BookIlluminated Prayer Book, 
Northern Nigeria (Universidade
de Edimburgo)

Procedeu-se ainda à criação da coleção temática Europeana Manuscritos, com 318.532 documentos, em que se incluem 1.313 títulos de entidades portuguesas, disponibilizados através do agregador RNOD.

No âmbito deste projeto foi ainda constituída a coleção Europeana Jornais, que agrega mais de 4 milhões de títulos de publicações periódicas disponíveis na Europeana. Numa primeira fase apenas estão disponíveis 93 títulos de jornais portugueses, provenientes do antigo portal TEL (The European Library), devendo todos os títulos de publicações periódicas já caídos em domínio público e agregados pelo RNOD ficar, muito em breve, disponível nesta coleção.

Dos livros manuscritos medievais, às primeiras experiências de livro impresso em múltiplas cópias e à difusão massiva da palavra escrita através de jornais e revistas, foi objectivo do projeto Rise of Literacy aumentar a disponibilização deste tipo de documentos na Europeana, criando uma massa crítica que possibilite colocar em destaque o impacto destas diferentes formas de transmissão da cultura escrita na formação da identidade europeia.

Esta finalidade não se esgotou nos resultados imediatos do projeto, tendo continuidade nas iniciativas de divulgação, reutilização, contextualização e exploração que poderão surgir a partir das cópias digitais que agora se disponibilizam.