Anterior
Seguinte

Resultados do questionário LIBER 2019 sobre Linked Open Data (LOD)

28 abril 2020 | by mbaptista | categories : Projetos

grupo de trabalho LOD da LIBER (Association of European Research Libraries) realizou em 2019 um questionário dirigido a bibliotecas de investigação com projetos LOD em curso, com o objetivo de identificar os principais desafios inerentes a essas iniciativas.

Responderam 14 organizações, correspondendo maioritariamente a bibliotecas universitárias, mas incluindo também algumas bibliotecas nacionais, do Canadá e nove países europeus.

A LIBER publicou em Fevereiro uma análise preliminar dos resultados  (https://zenodo.org/record/3647844#.XotZ4UZKjIU), de que se destacam os seguintes aspectos:

  • Os projetos LOD são muito diversos, nas suas finalidades, como nos métodos de trabalho e ferramentas utilizadas.
  • A maior despesa inerente à publicação de dados ligados é um trabalho humano (5 a 6 meses de trabalho por projeto), sendo portanto muito necessária a existência de guias de orientação, boas práticas e formação específica.
  • Os vocabulários mais reutilizados são o GeoNames , VIAFISNIWikidata e Destes destaca-se o Wikidata como o principal recurso externo alvo de ligações externas.
  • Os esquemas de dados mais aplicados são o SKOS e o schema.org.

O grupo de trabalho LOD da LIBER (Association of European Research Libraries), de que a BNP faz parte, realizou este questionário para poder complementar outros estudos e inquéritos similares, de modo a realizar um documento que sintetize boas práticas e linhas de orientação prática para a implementação de projetos LOD por bibliotecas. A apresentação deste documento será feita no final do mês de junho no Workshop LIBER LOD WG integrado na conferência LIBER 2020.