Anterior
Seguinte

Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

5 maio 2020 | by mbaptista | categories : Notícias

Fontes Linguísticas do Português

O site Fontes Linguísticas do Português agrega obras que têm a língua portuguesa como objeto explícito de estudo, selecionadas a partir das coleções da BNP, abrangendo o período entre o século XVI e o início do século XX, desde a publicação dos textos instituidores da tradição gramatical, até aos autores precursores da linguística moderna. Os temas selecionados – Gramática, norma e ensinoDicionários e Reflexão metalinguística permitem identificar e reconstituir uma metalinguagem que serviu para descrever a forma, a estrutura e a história da língua portuguesa.

Os textos originalmente concebidos para o ensino da língua são hoje fontes imprescindíveis para os linguistas. Os autores das gramáticas responderam às divergências entre a língua falada e a língua escrita, justificando a necessidade de um ensino normalizado da língua nas escolas. Os dicionários podem ser consultados em várias edições do século XVI ao XVII, oferecendo uma rede de informação sobre a estrutura do léxico, evoluções semânticas e ampliação lexical a partir da língua literária. Na secção Reflexão metalinguística incluem-se textos argumentativos e tratados que debatem questões gerais relacionadas com a linguagem humana e as línguas, e assim contribuem para a história do pensamento linguístico.

Estas terminologias, mais ou menos informais, foram construídas e ensaiadas por gerações de estudiosos que, de acordo com a época, se intitularam gramáticos, filólogos ou linguistas. A pesquisa por autores, áreas temáticas ou séculos permite identificar relações entre obras, ajudando a esclarecer como evoluíram dos estudos sobre a descrição da língua, a variação, o ensino ou a normalização da escrita.