Espólios

Sophia de Mello Breyner Andresen Sophia de Mello Breyner Andresen
Sítio Web elaborado no contexto da integração do espólio de Sophia de Mello Breyner Andresen na BNP, que contém documentos biográficos da Autora: imagens dos seus livros e cadernos, fotografias, entrevistas, ficheiros áudio com poemas ditos, bibliografias, entre outros.
 
Camilo Pessanha Camilo Pessanha
Acesso à cópia digital de documentos do espólio de Camilo Pessanha da BNP: manuscritos e correspondência do Autor, manuscritos e correspondência coleccionados pela Família Castro Osório e iconografia.
 
Antero de Quental Antero de Quental
Sítio em que se disponibiliza o acesso a 59 documentos que integram o espólio de Antero de Quental: poesiassonetoscartas do autorcartas de terceiros e o manuscrito de Tendencias geraes da Philosophia na segunda metade do seculo XIX.
 
José Saramago José Saramago
Versão integral de documentos do espólio de José Saramago: materiais preparatórios do romance O ano da morte de Ricardo Reis; texto de apresentação para a Agenda da BN 2002; dactiloscritos de O embargo e provas tipográficas de As opiniões que o D.L. teve.
 
Rómulo de Carvalho Rómulo de Carvalho
Documentos biográficos e manuscritos de poesia e prosa de Rómulo de Carvalho (e António Gedeão) divulgados no âmbito do primeiro centenário do nascimento do autor.
 
Fernando Pessoa Fernando Pessoa
No Portal Fernando Pessoa pode consultar-se em versão integral: o dactiloscrito de Mensagem, vinte e nove cadernos manuscritos e os seguintes manuscritos do heterónimo Alberto Caeiro: O guardador de rebanhosPoemas inconjuntos e O pastor amoroso. Integrado também no espólio de Fernando Pessoa, está disponível em linha o manuscrito autógrafo Indicios de ouro de Mário de Sá Carneiro.
 
Florbela Espanca Florbela Espanca
Sítio em que se disponibiliza o acesso a manuscritos de poesia e prosa de Florbela Espanca; cartas que lhe foram dirigidas e documentos coleccionados pela autora, entre outros.
 
Eça de Queirós Eça de Queirós
No âmbito do centenário da morte do escritor, 29 documentos do espólio de Eça de Queirós disponibilizados em linha.
 
Vitorino Nemésio Vitorino Nemésio
Correspondência, documentos biográficos, cópias dactiloscritas e documentos autógrafos de Vitorino Nemésio.
 
Almeida Garrett Almeida Garrett
Manuscritos autógrafos colocados em linha no âmbito do bicentenário do nascimento do escritor.