Previous
Next

Manuscritos no Palco – Transcribathon

14 June 2021 | by mbaptista | categories : News, Manuscripts

Entre os dias 31 de maio e 7 de junho realizou-se o “Transcribathon – Manuscritos no palco” uma maratona de transcrição de manuscritos de textos, peças e partituras do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), disponíveis na coleção digital do TNDMII e na Europeana.

O evento decorreu inteiramente online, utilizando a plataforma Transcribathon, tendo como organizadores a Europeana, a Facts & Files, a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e o TNDMII. Esta iniciativa inscreveu-se no contexto das comemorações dos 175 anos do TNDMII e da  Conferência da Europeana sob a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

Foram disponibilizados para transcrição 27 manuscritos, em que se inclui  um conjunto de peças apresentadas no Teatro Nacional no seu período inaugural e que constituem uma pequena amostra dos primeiros anos de atividade e do repertório do Teatro.

Durante uma semana mais de vinte participantes conseguiram transcrever mais de 1 milhão de caracteres e de 1.300 páginas. No último dia da maratona estava concluída a transcrição de 15 peças completas, das quais 4 estavam também inteiramente validadas pelos revisores. Foram ainda realizados mais de 3.000 “enriquecimentos” dos documentos, através de georeferenciação, palavras-chave, identificação de autores, associação a conjuntos de dados externos, etc.

O júri do concurso incluiu elementos do TNDMII, da BNP e do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CET/FLUL), tendo-se atribuído prémios a quem transcreveu correctamente maior número de caracteres e às melhores apresentações de resultados.

Os textos cénicos ficarão disponíveis na plataforma até ser concluída a sua transcrição, estando prevista a disponibilização de mais peças nos próximos dias.

Depois de revisto e validado, o texto integral dos documentos ficará disponível na Europeana, junto dos documentos originais digitalizados.

Para continuar a transcrever, basta ir a: https://europeana.transcribathon.eu/runs/manuscritos_no_palco_pt

Preparados? Mãos à obra!